15/03/2024
Lugar de asa de frango no Sesi Escola Cuiabá não é na panela, é na sala de aula. Nesta semana, os alunos do ensino médio tiveram uma experiencia educacional diferenciada. Eles manusearam a carne durante aula prática de ciências como metodologia de ensino sobre articulação e movimento humano.
Atividade ocorreu na quarta-feira e quinta-feira (13 e 14.03), no laboratório de física e química da instituição. Durante o exercício, os alunos tiveram que retirar os tecidos epitelial e muscular para chegar até as articulações (dobradiças) do frango, que permitem os movimentos do corpo.
O estudante do 2° ano, Guilherme Fit, 16 anos, não se importou com o cheiro e textura do frango cru e colocou a mão na massa sem medo. “A aula de ciências na prática foi interessante porque fiquei frente a frente de um tecido epitelial, que é a pele, e o tecido muscular, que são os músculos. Não fiquei com nojo. Ao contrário disso, achei bem legal aprender sobre os ligamentos com a mão na massa”, disse o jovem.
Conforme coordenadora do Ensino Médio do Sesi, Heloisa Helena Borges, as asas de frango têm articulações semelhantes às articulações humanas, o que permite aos alunos verem e tocarem em estruturas reais, tornando o aprendizado mais significativo.
“Manipular as asas de frango permite aos estudantes observarem como as articulações funcionam na prática, incluindo movimentos de flexão, extensão e rotação, o que pode facilitar a compreensão dos conceitos teóricos”, explica Heloisa.
A lição também colaborou para os jovens desenvolveram mais habilidade de trabalho em grupo. Ao longo da tarefa, eles eram incentivados a discutir suas observações, aprendendo, dessa forma, a ouvir a opinião dos colegas, interagir de maneira respeitosa e conciliar diferentes posicionamentos em um consenso a ser apresentado.