28/10/2024
O Sesi Escola Várzea Grande se destacou entre os premiados da XVI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), realizada dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Ao todo, a unidade escolar recebeu quatro permiações. Organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a SNCT distribuiu 54 prêmios para estudantes e professores de Mato Grosso, anunciados na quinta-feira (24.10), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O projeto “Refi-o: Reutilização de Copos Descartáveis na Produção de Filamentos para Impressora 3D”, apresentado pelo estudante Paulo Castro de Oliveira (categoria Ensino Médio), foi agraciado com uma Bolsa de Iniciação Científica. Já na categoria de Engenharia, Alice Kallyta da Silva (categoria 8º e 9º anos) conquistou o 1º lugar com o projeto "ArtMovel: Inovação Tecnológica na Educação Artística Escolar".
O aluno Guilherme Mendes Mileski (categoria 8º e 9º anos) garantiu o primeiro lugar na categoria Economia Criativa com o projeto “EJA Maker: Educação Tecnológica para Alunos da Educação de Jovens e Adultos da unidade escolar.
A jovem Bárbara Pereira, também representante da categoria 8º e 9º anos, foi premiada com uma bolsa de estudos pelo projeto “Máquina Social Empire”. O equipamento contabiliza latas de alumínio inseridas automaticamente, com o objetivo de facilitar o processo de coleta e venda, promovendo uma solução prática e sustentável para o descarte consciente.
O professor Robson Correa, orientador dos jovens na categoria de Engenharia, também foi contemplado com uma bolsa científica, reconhecendo seu papel fundamental na orientação acadêmica e no desenvolvimento dos projetos.
Alice, de 14 anos, integrante da equipe de robótica Young Inventors, comentou sobre a experiência. “Representei a equipe na feira da MECTI com o projeto ArtMovel, competindo na área de engenharia. Todos os eventos de que participamos na robótica são únicos, e essa experiência foi surreal. Tivemos uma oportunidade incrível de aprender e conquistar mais conhecimento.”
Membro da equipe Young Creators, Guilherme, 14 anos, compartilhou a emoção da vitória. “Foi muito gratificante estar no evento apresentando o projeto na categoria Economia Criativa. Fizemos bastante networking e compartilhamos conhecimento com outras equipes, conhecendo novos projetos. Cada evento deixa uma marca única, e essa foi uma experiência que levarei para sempre.”
O professor Robson Correa elogiou o desempenho dos alunos e ressaltou o valor da robótica na formação dos jovens. “Foi uma temporada excepcional para o Sesi Várzea Grande e nossas equipes de robótica. Em uma só temporada, nossos alunos conquistaram 11 prêmios, uma prova da capacidade e dedicação de cada um deles. O feedback dos outros professores e alunos na Feira foi extremamente positivo; todos ficaram impressionados com a desenvoltura e habilidade dos nossos estudantes. É muito orgulho para quem treina essa turma.”
A gerente da unidade, Luciana Brandão, destacou que as premiações reforçam o protagonismo dos estudantes em ciência e inovação. “Esses reconhecimentos são uma prova da importância da robótica e da tecnologia como pilares fundamentais no desenvolvimento dos nossos alunos. Estamos muito orgulhosos e felizes com esse resultado,” concluiu Luciana.
A lista completa de vencedores da XVI MECTI está disponível no link:PREMIACAO_XVI_MECTI.pdf. A relação dos vencedores do edital Fapemat pode ser acessada através do endereço eletrônico:Microsoft Word - Resultado Edital 010-2024 - Premiação.
Texto: Viviane Saggin