11/10/2024
A paixão de Thayna Souza pelo universo científico das matérias, átomos, moléculas e íons proporcionou à jovem o pódio da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), com uma medalha de prata. A conquista possibilita que a aluna do 1º ano do ensino médio do Sesi Escola Cuiabá pule o seletivo estadual em 2025 e vá direto para a terceira fase da competição nacional.
Thayna competiu na categoria do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio das escolas privadas; ela concorreu com outros 245 estudantes. Os meses de estudo, somados à disciplina, persistência e comprometimento, a levaram a ficar entre os oito alunos que alcançaram a medalha de prata no estado.
“A prova foi bem difícil, mas eu me desafiei, saí da zona de conforto e pedi para Deus me ajudar. Fiquei feliz por conseguir a medalha de prata e mais feliz ainda por garantir minha vaga na fase nacional do ano que vem. Quero dar o meu melhor para conseguir a medalha de ouro na próxima”, planeja a jovem.
Orgulhosa de sua aluna, a professora de química, Priscila Almeida, celebra a medalha de prata e vê a vitória da jovem como um marco para a escola. “Isso mostra que a unidade de ensino se torna um espaço cada vez mais estimulante para o desenvolvimento acadêmico de nossos estudantes, valorizando o protagonismo deles. Ver uma aluna nossa se destacar a nível estadual é um exemplo claro do que nossos discentes podem alcançar quando se dedicam e acreditam em seus potenciais”, diz.
A Olimpíada Brasileira de Química é realizada por meio do Programa Nacional de Olimpíadas de Química e busca engajar os jovens no mundo científico. Após passar na fase estadual, os estudantes realizam a nacional, composta por seis etapas, que incluem um curso de Aprofundamento e Excelência em Química e vaga para as olimpíadas internacionais.
Texto: Fernanda Nazário