26/09/2024
Na última segunda-feira (23/09), os alunos do 7º ano do Sesi Escola Cuiabá embarcaram em uma aula de campo intitulada City Tour Histórico e Cultural – Três Séculos de História. O roteiro levou os estudantes a diversos pontos históricos e culturais da Capital, proporcionando uma imersão na riqueza patrimonial da cidade.
O tour começou com no Centro Histórico com visita à Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá e seguiu para a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. Em seguida, os alunos exploraram o Museu do Morro da Caixa d'Água, Igreja Senhor dos Passos, Museu de Arte Sacra e Palácio da Instrução. A aula de campo também incluiu paradas na Comunidade São Gonçalo – Beira Rio, Casa do Artesão e Orla do Porto, onde os estudantes conheceram o Sesc Arsenal.
Cada local visitado trouxe um novo aspecto da história e da cultura de Cuiabá, oferecendo uma experiência prática e envolvente para os alunos.
Para a aluna Bruna Barros, o passeio foi uma experiência extraordinária, especialmente a visita à cripta. “Pudemos conhecer novas histórias e fazer fascinantes descobertas.”
Já Julia Sanches destacou a visita ao Museu de Arte Sacra. "Fiquei encantada ao ver de perto objetos históricos e religiosos que fazem parte da história da cidade. Isso me fez perceber a importância de preservarmos nossa cultura." Além disso, a menina expressou sua empolgação ao descobrir aspectos que desconhecia, achando as histórias contadas muito intrigantes. Ela elogiou os guias, ressaltando que foram extremamente atenciosos e forneceram explicações detalhadas sobre cada lugar visitado.
Para a coordenadora pedagógica Raélita Marques, a atividade teve um grande valor pedagógico. "A interação com os diferentes espaços possibilitou uma vivência concreta dos conteúdos trabalhados em sala de aula, despertando nos alunos o interesse pela preservação de nossa cultura", destacou.
De acordo com ela, a aula de campo reforçou a importância de conectar os alunos ao patrimônio cultural e histórico de sua cidade, promovendo o conhecimento e a preservação das tradições e valores que formam a identidade local.
Texto: Viviane Saggin